O guia (quase) completo da organização

Yay, post sobre organização! Sim, eu sou uma das pessoas mais metódicas que vocês vão conhecer por aí. Sou tão acostumada com a organização, que já é rotina pra mim. Não falando só como uma pessoa metódica, a organização é muito (muito, muito) importante, sério! A maioria das pessoas que conheço se perdem em meio à sua bagunça, se atrasam, esquecem papéis importantes e vivem numa busca frenética de como melhorar tudo isso. Pois então, a resposta é: organização.

Tire um dia para organizar tudo. Esvazie seu armário e deixe somente as roupas que você usa. Faça listas, programe o seu dia, e lógico, ouça uma boa playlist!

 

Separei os itens em tópicos, sendo eles:

Quarto

  • Guarda-roupas: o guarda-roupas é quase o reino dos desorganizados, né? Muita gente nem lembra que tem algumas roupas, acha que precisa de roupas novas, compra novas roupas e assim começa um ciclo vicioso hahaha. Para quem guarda suas roupas em gavetas: procure organizar suas roupas em montinhos distintos {roupas de ficar em casa, roupas de sair, roupas de frio, pijamas, roupas de academia e por aí vai}. Para quem guarda suas roupas penduradas: procure organizá-las por cor ou por estilo {camisas, camisetas, regatas, vestidos etc.} não é uma tarefa tão difícil quanto parece. *coloque as coisas exatamente no mesmo lugar onde estava quando você organizou na primeira vez* Para organizar papéis, ou objetos aleatórios que não são usados para decoração: use caixas, caixas de todos os tamanhos, cores e estampas.

 

  • Estante: muita gente expõe seus livros e toy arts, brinquedos, miniaturas etc., e sim, sou uma delas. Minha “estante” é a minha escrivaninha, mas, de qualquer jeito, as dicas se encaixam perfeitamente. Livros e DVD’s: procure uma categoria para organizá-los, seja por ordem alfabética do título, nome de autor, cor, sobrenome de autor, tamanho etc.,no caso dos livros, ou por título, gênero etc., no caso de DVD’s. O importante é encontrar um critério de organização. Miniaturas e demais coleções: novamente, procure um critério de organização. Se você coleciona miniaturas, por exemplo, de filmes de super-herói e de animações, procure deixá-los separados.

Vida pessoal 

  • Cadernos e agendas: sim, é muito clichê. Todo mundo fala por aí que agendas são ótimas para organização e blábláblá, mas ninguém conta como mantê-las. Bem, eu não tenho uma fórmula mágica, e isso é um pouco triste. Mas, se posso ajudá-los, é contando como eu vivo com a minha agenda hehe. Nem sempre anoto tudo, as vezes desanimo, e as vezes o meu dia é baseado em estudar, estudar e estudar, mas calma. Não recomendo agendas com os dias numerados. Creio que se você comprar um caderno pequeno (para você poder levar pra qualquer lugar) será melhor. Assim você pode dividi-lo em categorias {finanças, blog – caso você tenha um, projetos, rotina, trabalhos, ideias etc.}.Também não é uma tarefa difícil, e organiza completamente a sua vida :) *Priorize os itens mais essenciais e importantes*

 

  • Listas: desde pequena, sou a Maria das listas hehe. Sempre fiz muitas listas, e sinceramente, isso me ajudou muito. Listas de viagens, listas de livros para ler, listas de livros para comprar, listas de filmes para assistir em tal mês, enfim, listas mais listas… Nas listas de viagens, por exemplo, começo fazê-las cerca de uns dois ou três dias antes, para ter certeza de que não vou esquecer nada. Comece sempre pela ordem de preferência/necessidade, o que você realmente não pode esquecer? O que você realmente precisa comprar? Se tem uma sensação maravilhosa nessa vida, essa sensação é de concluir uma lista. 

 

  • Estudos: outra vez, não tenho a fórmula mágica, infelizmente hehe. Mas o que funciona comigo é: resenhar capítulos. Sim! Nem sempre fiz isso, e custei encontrar uma técnica de estudo que me ajudasse. Portanto, você precisa procurar um método que te ajude a entender a matéria, estudar para provas e etc. (além do professor, claro). Eu sempre fazia “resumos”, aqueles resumos em que lemos um trecho no livro, copiamos em uma folha qualquer e pronto, estudei! Mas vi que não estava adiantando, então decidi fazer resenhas. Durante o semestre, leio os capítulos estudados e faço as preciosas resenhas. Na semana de provas, recorro às resenhas (que ficam guardadas em uma pasta sanfonada) e estudo novamente :)

Algumas fotos: 

ps: os corações coloridos nas listas são as marcações “já comprei/já assisti/já postei”

2014-07-30 15.27.13

{lista *ainda incompleta* de livros para comprar/ler no segundo semestre de 2014}

2014-07-30 15.25.32

{filmes para assistir novamente}

2014-07-30 15.30.58

{posts para o segundos semestre de 2014} Alguma sugestão?

2014-07-30 15.50.19

Então, gostaram do post?

Espero que tenham gostado das dicas, pessoal. E que possam aproveitá-las :)

Ah, se quiserem, posso fazer uma parte 2 hehe, amo esse assunto!

beijos,maria

8 comentários sobre “O guia (quase) completo da organização

  1. Ah loira! Ficou pft! Continue assim, vai até ficar rica (até, só né Malu?! Sua ridícula!). Muito obrigada! Isso mudará minha vida! Beijos de luz✨✨

  2. acho que você deveria fazer um post sobre lojas seguras na internet de compras de roupas (atraí bastante público e é um assunto MUITO interessante)

  3. Mariazinha, amei tudo!!! Me via em cada linha que você escreveu e eu também sou a Maria das listas desde sempre :) O blog tá muito lindo, parabéns!!! Beijos da madrinha!

Deixe um comentário

